.
em foco...
Uncategorized

John Magufuli vence eleições na Tanzânia

1x-1abc

O candidato do partido no poder na Tanzânia, John Magufuli, venceu a eleição presidencial com mais de 58 por cento dos votos, anunciou quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional.
“Declaro oficialmente que John Pombe Magufuli foi eleito Presidente da República Unida da Tanzânia”, afirmou o presidente da Comissão Eleitoral, Damian Lubuva.

John Magufuli conquistou 58 por cento dos votos e superou, sem dificuldades, o seu maior rival, Edward Lowassa, membro do Chadema (Partido para a Democracia e o Desenvolvimento), que registou 39,97 por cento dos votos.

Mas o ex-primeiro-ministro Edward Lowassa recusou-se a aceitar estes resultados e declarou vitória, acusando a comissão eleitoral de ter falsificado os resultados.

“Nós recusamo-nos a aceitar esta tentativa de privar os cidadãos dos seus direitos democráticos, que é exactamente o que fez a Comissão Eleitoral Nacional, ao anunciar os resultados que não são reais”, disse Edward Lowassa. O Chama Cha Mapinduzi (CCM), único partido até 1992, e o Tanu (União Nacional Africana do Tanganiza) do qual procede, governaram o país desde a sua criação, em 1964, depois da fusão de Tanganica e a ilha de Zanzibar. John Pombe Magufuli, de 56 anos, sucede a Jakaya Mrisho Kikwete, que governou o país durante dois mandatos.

http://jornaldeangola.sapo.ao/mundo/john_magufuli_vence_eleicoes

Sobre Ivair Augusto Alves dos Santos

Professor doutor, escreve para o portal Mundo Negro e pai de cinco filhos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.