.
em foco...
Angola, Energia

Hidroeléctrica de Laúca em Angola está na fase de conclusão

O empreendimento está na etapa final de construção, tendo entrado na fase de enchimento da albufeira (represa). A visita acontece a menos de três semanas das eleições gerais em Angola. José Eduardo dos Santos, cujo estado de saúde é considerado delicado, não concorre à reeleição, tendo indicado como candidato do MPLA à Presidência da República o general João Lourenço, até recentemente ministro da Defesa.

O presidente da República não tem tido participação direta na campanha eleitoral, o que, comentadores políticos, em Luanda, atribuem ao seu estado de saúde.01_lauca_0.jpg

Laúca é a terceira barragem em construção no leito do Rio Cuanza, depois de Cambambe, com 960 megawatts, e Capanda, com 520 megawatts.

Com um investimento de 4,5 mil milhões (4,5 bilhões) de dólares, envolvendo a construção, produção, fornecimento e colocação em serviço do sistema de transporte de energia, o Complexo Hidroeléctrico de Laúca tem uma capacidade conjunta de geração de 2.070 megawatts.

A entrada em funcionamento da central principal, com seis grupos geradores de 334 megawatts cada,  beneficia mais de cinco milhões de pessoas das regiões norte, centro e sul do país.03_lauca

O projeto surgiu a partir de um estudo de inventário realizado na década de 1950, no período colonial português, solicitado pela então empresa pública Sociedade Nacional de Estudo e Financiamento de Empreendimentos Ultramarinos (Sonefe) à empresa Hydrotechnic Corporation (USA), que foi retomado em 2008, com a realização dos estudos de viabilidade solicitados pelo governo angolano.

A obra foi desenvolvida  pela construtora brasileira Odebrecht com financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), que foram interrompidos em 2015, na sequência da crise econômica e política no Brasil, que levou ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

https://africa21digital.com/2017/08/03/angola-eduardo-dos-santos-visita-hidroeletrica-do-lauca/

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: