.
em foco...
Moçambique

Seca afetou profundamente a produção de açúcar em Moçambique

cana

A exportação de açúcar de Moçambique caiu para quase metade entre 2015 e 2016 sobretudo por causa da seca, que limitou a produção, de acordo com dados oficias divulgados.

O Fundo de Desenvolvimento Agrário acredita que este ano possa haver um aumento de 16,4% da produção, fruto de melhor irrigação

KATIA CHRISTODOULOU/EPA

A exportação de açúcar de Moçambique caiu para quase metade entre 2015 e 2016 sobretudo por causa da seca, que limitou a produção, de acordo com dados oficias divulgados esta sexta-feira.

“A redução [na produção] registada no ano passado deveu-se essencialmente ao insucesso no cultivo, devido à falta de chuvas”, noticia esta sexta-feira o diário moçambicano Notícias, citando dados do Fundo de Desenvolvimento Agrário.

Em 2015, Moçambique exportou 241 mil toneladas de açúcar e o valor caiu para 138 mil no último ano, uma quebra de 43%, de acordo com informação da Distribuidora Nacional de Açúcar.

Segundo os mesmos números, o valor das exportações é o mais baixo desde 2011, período em que o pico de venda para o exterior aconteceu em 2014, com 241 mil toneladas exportadas.

A mesma entidade refere que a maioria do açúcar que sai de Moçambique tem como destino a União Europeia.

O Fundo de Desenvolvimento Agrário acredita que este ano possa haver um aumento de 16,4% da produção, fruto de melhor irrigação.

http://observador.pt/2017/06/23/exportacao-de-acucar-de-mocambique-caiu-para-quase-metade-por-causa-da-seca/

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: