.
em foco...
África do Sul

Protestos contra o presidente da África do Sul

protesto-zumaAs ruas de algumas principais cidades da África do Sul estão a ser ocupadas, desde a manhã de hoje, por centenas de pessoas que estão a exigir a demissão do presidente Jacob Zuma.

Os manifestantes liderados por partidos políticos e sociedade civil foram mais atrevidos e marcharam até a “Union Buildings”, sede do Governo, em Pretória para pressionar Zuma a abandonar o cargo de presidente.

No local, os participantes estão a proferir discursos, cânticos e ostentam cartazes cujas mensagens exigem a renúncia do presidente sul-africano, acusado de envolvimento em esquemas de corrupção.

Aliás, os sentimentos anti-Zuma ganharam impulso após a recente reforma governamental, particularmente depois do afastamento do ministro das Finanças Pravin Gordhan e do seu vice Mcebisi Jonas.

Os protestos de hoje, que acontecem no dia que Jacob Zuma completa 75 anos de idade, estão a condicionar o funcionamento de vários serviços principais.

Além de protestar nas ruas, a oposição sul-africana submeteu ao Parlamento uma moção de censura ao Chefe do Estado que deve ser votada, na próxima terça-feira, 18 de Abril. Porém, uma batalha jurídica entre o Movimento Democrático Unido (UDM) e a direcção da Assembleia Nacional, dominada pelo Congresso Nacional Africano (ANC) pode levar ao adiamento da votação.

Em disputa está o pedido do UDM para que a votação da moção de censura seja por voto secreto, ao que a presidente do parlamento, Baleka Mbete, recusa.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: