Ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, Moussa Faki Mahamat foi eleito hoje presidente da Comissão da União Africana, após várias votações, a 28ª reunião de cúpula , em Adis Abeba, em substituição a Dlamini Zuma
Moussa Faki Mahamat, disputou a eleição com outros quatro candidatos, ganhou na última votação frente ao candidato do Quênia Amina Mohamed. Moussa é trilíngue em árabe, francês e inglês. Estudou em Brazzaville e Paris, exerceu o cargo de primeiro ministro e atualmente era Ministro das Relações Exteriores.
O novo presidente da Comissão da União Africana, sonha com um novo continente “onde o som de armas” seria sufocado por “os hinos da cultura e do rugido das fábricas”, e colocar “o desenvolvimento e segurança” entre a suas prioridades, ele confidenciou o semanário Jeune Afrique .
Ele também disse que quer que União Africana com menos burocracia, menos litigiosa também …uma Africa livre de circulação de bens e pessoas par tornar-sem mais eficaz, Construir estradas, vias férreas, criar pontes entre nós.”
Sua eleição satisfez a França e os Estados Unidos, que apoiam o Chade e seu regime de ferro na luta contra o grupo nigeriano islamita Boko Haram e outras entidades armadas no Sahel.
fonte:http://www.voaafrique.com/a/le-ctahd-faki-mahamet-elu-president-de-la-commission-de-ua/3698402.html
Discussão
Nenhum comentário ainda.