.
em foco...
Oeste Africano, Política

Presidente eleito da Gâmbia foi para o Senegal e cresce crise na região

Adama Barrow.jpg

 

A Agência de Notícias Senegalesa anunciou ter confirmado “de fontes oficiais” a chegada ao Senegal do Presidente eleito da Gâmbia, Adama Barrow, na madrugada de domingo.

Segundo a fonte, o Chefe do Estado senegalês, Macky Sall, aceitou acolher o Presidente eleito Adama Barrow até quinta-feira, dia da sua investidura na Gâmbia, a pedido da Presidente da Libéria e líder em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Ellen Johnson Sirleaf.
A decisão foi tomada à margem da cimeira África-França, que terminou sábado na capital maliana, Bamako. A situação política na Gâmbia foi discutida pelos Chefes de Estado presentes na cimeira de Bamako, onde também estava o vencedor das eleições, o político Adama Barrow.
O Presidente eleito da Gâmbia deixou Banjul na sexta-feira, depois do fracasso das negociações de uma delegação de alto nível da CEDEAO com o Presidente cessante gambiano, Yahya Jammeh, que contesta a vitória do candidato da oposição gambiana às eleições presidenciais de 1 de Dezembro de 2016.
Adama Barrow juntou-se à XXVII cimeira África-França de Bamako com os Presidente Muhammadu Buhari da Nigéria, Ellen Johnson Sirleaf da Libéria e John Dramani Mahama, antigo Presidente do Ghana.
A CEDEAO anunciou que vai continuar as discussões para uma transferência pacífica do poder no fim  do mandato  do Presidente Yahya Jammeh, amanhã. A União Africana (UA) deu o seu apoio à mediação, e marcou uma posição clara sobre o assunto.
Reunido sexta-feira na sede da instituição em Addis Abeba, capital etíope, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana indicou que, a partir de quinta-feira, 19 de Janeiro, vai deixar de reconhecer Yahya Jammeh como Presidente legítimo da Gâmbia, para dar lugar ao vencedor das últimas eleições.

http://jornaldeangola.sapo.ao/mundo/presidente_eleito_foi_para_o_senegal

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: