.
em foco...
África Austral, Evento, História, Política

Sul-africanas apoiam Zuma

 

Fotografia: Jaimagens | Edições Novembro

A presidente cessante da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, foi proposta no domingo para próxima presidente do Congresso Nacional Africano (ANC) pelo movimento das mulheres do  partido que governa a África do Sul desde o advento da democracia no país.

O ANC vai designar o próximo líder durante o seu congresso a decorrer em Dezembro próximo, para substituir Jacob Zuma, ex-marido da presidente cessante da Comissão da União Africana.
“Depois de um estudo minucioso e um exame mais amplo possível, consideramos que Nkosazana Dlamini Zuma tem o melhor perfil para ocupar o cargo”, anunciou o movimento das mulheres (Women\\\’s League) num comunicado divulgado no domingo.
A Liga da Mulher do ANC entende que Nkosazana Dlamini Zuma tem experiência e aura “reconhecidas e inscritas nas páginas da história do nosso país e  além”, é referido no documento. De acordo com meios de comunicação social sul-africanos, Nkosazana Dlamini Zuma conta  com o apoio do presidente cessante do  partido de Nelson Mandela. Jacob Zuma já afirmou, de resto, que a África do Sul está pronta para eleger uma mulher na liderança do país.
O Vice-Presidente Cyril Ramaphosa é o mais temível adversário de Nkosazana Dlamini Zuma, com o apoio que obteve no ano passado de diferentes sindicatos.
O ANC organiza no domingo uma manifestação para comemorar, no Soweto, o 105.º aniversário da sua criação. As festividades de domingo vão igualmente comemorar o 100.º aniversário do nascimento do antigo presidente do ANC, Oliver Tambo, falecido em 1995.
Nas autárquicas realizadas no ano passado, o partido do líder histórico Nelson Mandela obteve o seu pior resultado nas urnas.

http://jornaldeangola.sapo.ao/mundo/africa/sul-africanas_apoiam_zuma

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: