.
em foco...
Angola, Economia, Evento, História

MPLA celebra o 60.º aniversário em Angola

sede-nacional-do-mpla

O partido fundado a 10 de Dezembro de 1956 e que conduziu à vitória sobre o colonialismo e à conquista da Independência Nacional de Angola, sob liderança do Presidente Agostinho Neto. Refundado em 10 de Dezembro de 1977 como partido, pôs fim às agressões militares externas, garantiu a conquista da paz e tem vindo a consolidar o Estado democrático de direito.

O MPLA deve passar por um grande tese nas eleições de 2017, onde tudo indica  José Eduardo dos Santos não deverá concorrer às eleições. O pa´s vive uma crise econômica com a queda do preço do petróleo que levou a um empobrecimento dos seus cidadãos.

“Neste momento, por exemplo, o principal desafio é a próxima ida às urnas. E a dificuldade que esse desafio apresenta, pode dizer-se, é uma consequência de causas normais.
O natural desgaste que é provocado junto de quem detém o poder, facto agravado pelos efeitos de uma profunda crise econômica internacional, obriga o MPLA a mais uma vez unir as suas fileiras para, apoiando-se no povo, prosseguir com o trabalho de criar as condições para encarar esta nova fase da vida do país de modo positivo, aumentando a convicção de que as dificuldades serão ultrapassadas.(…) Tudo isto, nos conturbados momentos atuais, fruto da referida crise econômica internacional mas também consequência das armadilhas colocadas nas redes sociais por parte de forças anônimas ” Editorial do Jornal de Angola

A diversificação da economia, com a diminuição da dependência do petróleo foi  o caminho escolhido, mas esta distante de diminuir as desigualdades sociais. Acusar as redes sociais e a conjuntura internacional é muito pouco. A incompetência, a corrupção, a falta de transparência, nepotismo e uma estrutura  muito fechada impedem que se avance para uma democracia plena em Angola.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: