.
em foco...
Angola, Economia, Política

Os chineses fazem mais um grande investimento em Angola

30 de Novembro, 2016

Fotografia: DR

O ministro das Finanças de Angola , Archer Mangueira, assinou ontem, em Pequim, com o Banco Industrial e Comercial da China (ICCB) um acordo de 4,5 mil milhões de dólares para financiar a construção da barragem hidroeléctrica de Caculo Cabaça.

 

Archer Mangueira afirmou que o projecto foi identificado pelo Governo como obra estruturante e foi incluída no Programa de Investimento Público e deve permitir exportar electricidade produzida no rio Kwanza para a Namíbia ou África do Sul.
Archer Mangueira está a cumprir uma visita à República Popular da China e teve já um encontro com o vice-ministro do Comércio  Wang Shouwen, com quem abordou assuntos de carácter bilateral e a necessidade de se acelerar o processo de aprovação dos projectos que constam no plano operacional da China.

china-e-angola
A preocupação do ministro Archer Mangueira foi ultrapassada durante um encontro com os responsáveis do Eximbank que garantiram todo o apoio no processo de aprovação dos projetos que fazem parte do plano operacional da China. Situada na bacia do médio Kwanza, a hidroelétrica vai ter uma produção de 2.171 megawatts. A meta é atingir, até 2025, 9.000 megawatts de capacidade instalada em todo o país, de acordo com o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que falou recentemente à imprensa.

“É extremamente importante na perspectiva do desenvolvimento industrial do país e também de integração regional”, disse o ministro, para lembrar que Angola é um dos países da região que mais recursos energéticos primários dispõe, sobretudo água. O caderno de encargos prevê a edificação de túneis, trabalhos de construção civil, fornecimento, instalação e testes de equipamentos electromecânicos.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: