.
em foco...
Angola, Política

Quatro milhões de cidadãos habilitados a votar em Angola

luanda1

Numa altura em que já estão registrados quase quatro milhões de cidadãos, o director nacional de Tecnologia e apoio aos processos eleitorais, António de Lemos, afirmou que os números de pessoas já habilitadas a votar nas próximas eleições são satisfatórios e, ainda este mês, arranca o registo de eleitores que vivem em zonas de difícil acesso.

A reunião que durou menos de uma hora contou com a presença do ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, e do presidente da CNE, André Neto.
“Estamos com pouco mais de 50 por cento relativamente às metas traçadas”, disse, para acrescentar que o relatório entregue tem como objectivo conduzir melhor os actos e a supervisão do processo por parte da CNE.
António de Lemos disse que o processo está a decorrer sem sobressaltos, mas defende o reforço da mobilização dos cidadãos. “Estamos satisfeitos em relação ao processo do registo”, afirmou, anunciando que no país já foram emitidos 42 mil novos cartões de eleitor.
A porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Júlia Ferreira, salientou que relatório faz referência ao progresso das operações do registo eleitoral, trazendo informações seguras para garantir maior funcionalidade da preparação das condições finais para o pleito.
Ao elogiar o Ministério da Administração do Território pela entrega antecipada dos relatórios, a porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral lembrou que a Lei estabelece uma periodicidade trimestral, mas tem ocorrido mensalmente.
Júlia Ferreira sublinhou que a recepção antecipada dos relatórios é vantajosa do ponto de vista organizativo da Comissão Nacional Eleitoral e pediu maior participação dos partidos políticos no processo, sobretudo em relação à mobilização e esclarecimento dos cidadãos para o exercício deste dever cívico.  A porta-voz explicou que as irregularidades devem ser denunciadas ao Ministério da Administração do Território, mas para tal os partidos políticos devem estar presentes nos locais de registo eleitoral.

 

http://jornaldeangola.sapo.ao/politica/numero_de_eleitores_na_cne

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: