.
em foco...
Uncategorized

Maior partido da oposição em Cabo Verde realiza eleições antecipadas “em breve”

Maior partido da oposição em Cabo Verde realiza eleições antecipadas "em breve"


 

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) deverá realizar eleições antecipadas em breve, depois de a presidente do partido, Janira Hopffer Almada, ter colocado o cargo à disposição, na sequência da derrota autárquica de setembro.

A decisão saiu do Conselho Nacional do partido, que este fim de semana esteve reunido em Rui Vaz, interior da ilha de Santiago, para discutir o futuro da liderança, depois das derrotas nas legislativas de março e nas autárquicas de setembro.

“A presidente do partido colocou o cargo à disposição e o Conselho Nacional está a analisar a possível transferência da decisão para as bases do partido. Tudo indica que vão ser realizadas eleições antecipadas e que serão realizadas brevemente, muito embora o ‘timing’ ainda esteja em discussão”, disse aos jornalistas a porta-voz do Conselho Nacional, Rosa Rocha.

O Conselho Nacional analisou também o resultado alcançado pelo partido nas eleições autárquicas, nas quais conquistou apenas duas das 22 câmaras cabo-verdianas.

Os conselheiros concluíram que a principal causa da derrota está relacionada com o curto espaço de tempo, decorrido desde as legislativas de março, ganhas com maioria absoluta pelo Movimento para a Democracia (MpD), que também conquistou 18 municípios nas autárquicas de setembro.

“Deve-se salientar o efeito contágios das legislativas. A proximidade das duas eleições foi extremamente curta e as autárquicas acabaram por ser pelos resultados das legislativas”, considerou Rosa Rocha.

A porta-voz adiantou ainda que as responsabilidades pela derrota devem ser partilhadas.

“A presidente assumiu, e bem, as responsabilidades enquanto líder do partido, mas todas as lideranças locais, os candidatos a presidentes das câmaras municipais também são responsáveis”, disse.

O PAICV passou para a oposição em março, depois de 15 anos de poder com maiorias absolutas.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: