.
em foco...
Angola, Economia

Consultora independente audita contas da Sonangol

 

Fotografia: Jaimagens.com

As contas da Sonangol deste ano e o fecho do ano fiscal vão ser submetidos a uma auditoria externa pela consultora independente PricewaterhouseCoopers (PwC), anunciou a companhia num comunicado.

A decisão de contratação foi tomada pelo Conselho de Administração a 27 de Setembro, após uma reavaliação do concurso anterior, em que participaram quatro empresas de auditoria, tendo a PwC “apresentado a proposta financeira mais vantajosa” para a empresa.
Em processo de reestruturação para se concentrar na actividade de concessionária do sector petrolífero, a Sonangol justifica a contratação de “serviços de auditoria para o segundo semestre e fecho do ano fiscal de 2016” como uma medida que “faz parte de uma nova cultura e de uma nova forma de trabalhar”, que “prima pela redução de custos, pelo rigor e pela transparência.”
“Com esta adjudicação, a Sonangol-EP conta que a reputação nacional e internacional de independência e qualidade da PwC possam contribuir para o reforço da qualidade dos processos internos de ‘compliance’ e para a qualidade e credibilidade das contas do grupo”, conclui a nota. A Sonangol garantiu 65 por cento das receitas que o Estado angolano angariou em Agosto com a exportação de crude, totalizando 77.822 milhões de kwanzas (421 milhões de euros), uma quebra de 1,6 por cento em relação ao mês anterior.
Os dados constam de um relatório do Ministério das Finanças e comparam com os 84.659 milhões de kwanzas (458 milhões de euros) arrecadados em Junho, que foi então o melhor registro da Sonangol em 2016. O barril exportado por Angola no primeiro semestre do ano chegou a valer apenas 28 dólares, contra os 45 que o Governo previa arrecadar, segundo o Orçamento Geral do Estado de 2016.
Na revisão aprovada na Assembleia Nacional desceu para 41 (a média esperada para todo o ano). Angola exportou em Agosto 53.906.745 barris de petróleo, mais 2.524.590 face a Julho, a um preço médio que desceu para 43,7 dólares (contra a média de Junho de 46,6), o que totaliza vendas globais de mais de 2,35 mil milhões de dólares num mês. No total, o Estado arrecadou em receitas com a exportação de petróleo, em Agosto, cerca de 119,4 mil milhões de kwanzas.

http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/consultora_independente_audita_contas_da_sonangol

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: