.
em foco...
PALOP, Política

Secretário-executivo da CPLP diz que morte de negociador não prejudica conversações em Moçambique

Jeremias-Pondeca-640x809.png

  foto de Jeremias Pondeca

O secretário-executivo da CPLP manifestou-se hoje confiante no êxito das negociações de paz em Moçambique e defendeu que a morte de um negociador da Renamo não irá prejudicar o processo.

Questionado sobre o homicídio, em Maputo, de Jeremias Pondeca, negociador da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo, principal partido da oposição) nas negociações de paz com o Governo, Murade Murargy disse tratar-se de um acontecimento que pode acontecer a qualquer um, não devendo ser associado “ao problema da negociação da paz”.

“Estou convencido de que as partes envolvidas estão num bom caminho”, reiterou Murargy, que falava aos jornalistas à margem de um seminário sobre os 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Assembleia da República, em Lisboa.

Durante o seminário, o secretário-executivo, que é moçambicano, disse pensar “todos os dias” nos processos de paz na Guiné-Bissau e em Moçambique.

“Os nossos povos já sofreram bastante, é momento de pensarmos no nosso desenvolvimento económico e social. Tem de haver condições de paz e estabilidade”, disse depois nas declarações aos jornalistas.

Murargy manifestou-se confiante de que tanto a Guiné-Bissau, com o acordo assinado que está “a caminhar bem”, como Moçambique têm grande potencial.

“Penso que muito em breve Moçambique vai encontrar a sua paz e estabilidade”, disse aos jornalistas.

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/secretario-executivo-da-cplp-diz-que-morte-de-negociador-nao-prejudica-conversacoes-em-mocambique_n953520

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: