.
em foco...
Brasil – África

África espera um novo momento na cooperação com o Brasil, diz secretário-executivo da Uneca

africapolitmap1

Os países africanos estão esperando um novo momento em sua cooperação com o Brasil. A análise foi feita pelo secretário-executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para África (Uneca), Carlos Lopes.
Carlos Lopes, secretário-executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para África (Uneca)

Addis Abeba – Os países africanos estão esperando um novo momento em sua cooperação com o Brasil. A análise foi feita pelo secretário-executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para África (Uneca), o bissau-guineense Carlos Lopes.

Carlos Lopes lembrou que o reforço dos investimentos deu-se há quatro anos, quando várias empresas começaram a levar mais projetos para o continente, principalmente aos países de língua portuguesa na África.

Lopes também destacou o aumento de investimentos de transnacionais brasileiras, como a Petrobras, e da mineradora Vale, além do papel de uma série de instrumentos financeiros que contaram com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

“As trocas comerciais Brasil-África estão ainda relativamente boas. Mantiveram-se a um nível bastante aceitável, à volta de US$ 5 bilhões. E eu acho que é a única coisa que ainda sobrou, digamos, da grande investida brasileira em política africana. Estamos à espera de um novo momento, de um novo relance, mas está a demorar.”

Carlos Lopes também mencionou outros projetos de cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os países africanos. Mas para ele, com a crise, os créditos ficaram afetados para avançar outras parcerias.

http://www.portugaldigital.com.br/lusofonia/ver/20105360-africa-espera-um-novo-momento-na-cooperacao-com-o-brasil-diz-secretario-executivo-da-uneca

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: