.
em foco...
PALOP, Política

Presidenciais São Tomé e Príncipe: 2º turno, um candidato

mediaSegunda volta das eleições presidenciais, 07/08/16.RFI/Liliana Henriques

Segundo turno das eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, com 111.222 eleitores a serem chamados às urnas. Um segundo turno atípico que conta apenas com um candidato, Evaristo Carvalho. Manuel Pinto da Costa, segundo candidato mais votado neste sufrágio, desistiu da corrida por falta de confiança nos órgãos eleitorais.

As mesas de voto abriram às 7h00 locais (a mesma hora TMG) e encerraram às 18h00.

No primeiro turno, realizada a 17 de Julho, Evaristo Carvalho, candidato apoiado pela ADI, partido no poder obteve 49,8% dos votos, seguido de Manuel Pinto da Costa, presidente cessante, que conseguiu 24,8% e em terceiro lugar ficou Maria das Neves, candidata apoiada pelo MLSTP-PSD, oposição, que arrecadou 24,3% dos votos.

Manuel Pinto da Costa, segundo mais votado na primeira volta, desistiu do escrutínio, em protesto contra a organização do sufrágio. O presidente cessante sublinhou que participar “num processo eleitoral viciado seria caucioná-lo”.

Uma desistência que ocorreu já fora do prazo legal para o efeito e que inviabilizou um segundo  turnoentre Evaristo Carvalho e Maria das Neves.

Depois de votar, Evaristo Carvalho apelou ao voto e acusou os adversários de tudo fazerem para uma forte abstenção.

Patrice Trovoada, primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, em declarações cedidas pela Rádio Nacional, considera que Evaristo Carvalho vai “ser bem eleito”.

A segunda volta das presidências acontece de forma atípica num ambiente de crispação politica. Com a oposição a retirar os seus membros da Comissão Eleitoral Nacional e a sociedade civil a realizar ações de protesto contra aquilo que designam de “acto ilícito”.

Os são-tomenses aspiram tranquilidade e a que estas eleições conduzam a uma saída da crise política, tal como referiram ao microfone da nossaenviada especial Liliana Henriques.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: