.
em foco...
África Austral

Partido governista da África do Sul sofre pior derrota eleitoral desde o apartheid

zapszuma

JOANESBURGO (Reuters) – O Congresso Nacional Africano (CNA), partido governista da África do Sul, perdeu o controle sobre o governo local em Tshwane, sede da capital da África do Sul, segundo os últimos resultados eleitorais conhecidos neste sábado, que deram à oposição Aliança Democrática uma segunda grande vitória na pior votação para o partido governante desde o fim do apartheid.

Enquanto os últimos votos eram contados, o CNA estava liderando na potência econômica Joanesburgo por uma pequena margem. Mas, além de sua derrota em Tshwane, já perdeu no Nelson Mandela Bay, que inclui o centro de produção Port Elizabeth.

Os resultados destas eleições municipais realizadas na quarta-feira reformularam o cenário político na África do Sul, onde o CNA reinava absoluto desde que pôs fim ao governo da minoria branca em 1994 com Nelson Mandela à sua frente.

O partido tem perdido apoio, particularmente nas cidades, entre o eleitorado que sente que sua vida não melhorou e que acusa o presidente sul-africano, Jacob Zuma, de administrar mal a economia.

As mudanças ocorrem antes da eleição nacional de 2019 e também podem encorajar adversários de Zuma dentro do CNA desafiá-lo no partido.

(Por James Macharia, Reportagem adicional de Nqobile Dludla)

http://extra.globo.com/noticias/economia/partido-governista-da-africa-do-sul-sofre-pior-derrota-eleitoral-desde-apartheid-19868130.html

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: