.
em foco...
Angola, Economia

Angola consolida posição de principal produtor de petróleo em África

$$$$
 
 
 
 
Angola ultrapassou a Nigéria no segundo trimestre de 2016 como o principal produtor de petróleo em África, de acordo com os dados relativos à produção de petróleo divulgados terça-feira pela Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).
 
Os dados divulgados pelo cartel no seu mais recente relatório mensal sobre o mercado petrolífero, baseados em fontes secundárias, indicam ter Angola produzido no segundo trimestre 1,776 milhões de barris por dia, contra uma produção nigeriana de 1,539 milhões de barris por dia.
 
O quadro apresentado pela OPEP indica ter sido precisamente o segundo trimestre de 2016 o primeiro período de três meses desde 2014 em que Angola ultrapassa a Nigéria como o principal produtor de petróleo em África, tendo por base fontes secundárias.
 
Os dados relativos à produção petrolífera dos membros do cartel baseados na comunicação directa indicam apenas que Angola produziu no segundo trimestre do ano 1,730 milhões de barris por dia, não havendo qualquer valor fornecido pela Nigéria.
 
No entanto, o quadro elaborado pela OPEP permite constatar que Angola estava a produzir mais do que a Nigéria já em 2015 (1,767 milhões de barris por dia contra 1,748 milhões), diferença que se tornou mas pronunciada no primeiro trimestre de 2016, com Angola a produzir 1,773 milhões de barris por dia e a Nigéria 1,667 milhões.
 
Em Junho, Angola produziu 1,773 milhões de barris por dia e a Nigéria 1,523 milhões, de acordo com fontes secundárias e 1,752 milhões de barris por dia de acordo com comunicação directa, não havendo neste caso dados fornecidos pela Nigéria. (Macauhub/AO)
 
 
Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: