.
em foco...
Oeste Africano, PALOP

Missão da Cedeao tentar mediar crise política na Guiné-Bissau

 

 cedeaofoto1 (1)
Uma missão do comité interparlamentar para a paz e prevenção de crises na África Ocidental encontra-se em Bissau para tentar mediar o impasse político na Guiné-Bissau. A missão é chefiada por Lancine Dossa.

Bissau – Uma missão do comité interparlamentar para a paz e prevenção de crises na África Ocidental encontra-se em Bissau para tentar mediar o impasse político na Guiné-Bissau.

Lancine Dossa, chefe da missão, disse, domingo (29), aos jornalistas que a organização, da qual a Guiné-Bissau faz parte, pretende “tentar ajudar” na busca do entendimento, informa a agência Lusa.

O Presidente guinenese, José Mário Vaz, nomeou na quinta-feira, Baciro Djá, deputado dissidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), como primeiro-ministro, decisão que o partido não aceita.

Os membros do Governo demitido pelo chefe de Estado ocupam o palácio do executivo desde quinta-feira à noite e prometem só abandonar o local à força.

“Amamos este país, amamos o seu povo e conhecemos muito bem as autoridades. Quando as coisas estão bem, não há problema. Chegámos aqui e fomos bem recebidos e esperamos que Deus nos ajude a realizar um bom trabalho”, afirmou Lancine Dossa.

A missão inicia os contactos na segunda-feira com encontros com a direção da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento), com os partidos aí representados, Liga dos Direitos Humanos e com as organizações representativas das mulheres e da juventude.

Na terça-feira, terá encontros com o Supremo Tribunal de Justiça, com os representantes da ONU e da União Europeia e, ainda, com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

http://www.portugaldigital.com.br/lusofonia/ver/20103303-missao-da-cedeao-tentar-mediar-crise-politica-na-guine-bissau

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: