.
em foco...
PALOP, Política

Guiné-Bissau: Parlamento retoma trabalhos com debate sobre o Estado da Nação

Bissau – O Parlamento da Guiné-Bissau retoma hoje, nesta terça-feira, os trabalhos com um debate sobre o Estado da Nação numa altura em que a maioria do Partido Africano para a Independência Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que suporta o Governo, vai ser posta à prova

CIPRIANO CASSAMÁ, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA GUINÉ- BISSAU

O debate vai acontecer depois de 15 deputados dissidentes do partido terem tentado formar uma nova maioria com a oposição do Partido da Renovação da Social (PRS).

Em Janeiro, à revelia da mesa da Assembleia Nacional Popular (ANP), o grupo dos 15 e o PRS aprovaram uma moção de censura para derrubar o Governo, iniciativa legislativa que acabou por não passar no palácio presidencial.

Na altura, o PAIGC expulsou aqueles militantes e requereu a respectiva perda de mandato na assembleia.

A comissão permanente da ANP aceitou o pedido e declarou que os eleitos perdiam o lugar, tendo sido substituídos por outros, mas em Abril o Supremo Tribunal de Justiça deliberou que a decisão era nula.

Neste cenário, espera-se que o regresso ao trabalho do parlamento clarifique a situação política.

O debate sobre o Estado da Nação tinha sido solicitado pelo Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e abre a sessão ordinária da ANP que vai decorrer até 14 de Junho para analisar 12 pontos.

Entre eles estão a proposta do Orçamento Geral de Estado para 2016, o plano nacional de desenvolvimento e o relatório de uma comissão de inquérito às denúncias de corrupção invocadas pelo chefe de Estado para demitir o Governo em Agosto de 2015.

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/4/18/Guine-Bissau-Parlamento-retoma-trabalhos-com-debate-sobre-Estado-Nacao,d50b2734-113f-46fb-aa6e-2e82b1f2222a.html

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: