.
em foco...
Angola, Cultura, Economia

Angola pode aumentar a produção do azeite de dendê

0000000000000000000

por Ivair Augusto Alves dos Santos

O consumo do azeite de dendê tem conhecido, nos últimos 10 anos, um crescimento notável no mundo, devido a sua versatilidade na alimentação humana e na indústria diversa.

O azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma, é um tipo de gordura, que quando consumida cru, é rico em vitamina A, excelente para a saúde dos olhos e beleza da pele.

O fraco aproveitamento dos derivados da palmeira, fundamentalmente o dendê para o fabrico de óleo de palma, constitui uma das principais preocupações das autoridades de Angola, na região do Cuanza Norte, que pretendem resgatar a tradição, no âmbito da diversificação da economia.

o administrador da comuna de Camame.
Sebastião Cutaba explicou que a região possui 25 fazendas de palmeiras que, no passado, foram o garante da produção do óleo de palma e de sustento de várias famílias, sublinhado que devido a falta de meios de produção e outros incentivos para o sector, apenas três fazendas funcionam com regularidade.

O administrador municipal admitiu que a produção da palmeira atravessa grandes dificuldades, sobretudo na colheita do dendê, por escassez de máquinas adequadas para a extração do óleo de palma.

0000000000000000000000000000000 a 1

O problema é que a opção dos camponeses é pelas culturas de rendimento imediato e, no caso particular dos derivados da palmeira, o maruvo, uma bebida tradicional muito popular.

0000000000000000000

Com um total de 370 fabricantes, Golungo Alto, Ngonguembo e Cambambe são considerados os maiores produtores de palma, com cerca de 130 mil litros de óleo por ano.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.
%d blogueiros gostam disto: