.
em foco...
Uncategorized

Clipping Afronews 21 de julho de 2015

v

Recrutamento de mão-de-obra estrangeira, em Moçambiqe,  gera preocupação

A contratação de mão-de-obra estrangeira em detrimento dos nacionais está a preocupar a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Moçambique. Vitória Dias Diogo garante que o estado vai potenciar os seus centros de formação profissional.

A ministra Moçambicana do Trabalho, Emprego e Segurança Social falava durante uma visita a um Centro de Formação Profissional Metalomecânica na cidade de Maputo.

http://www.portugues.rfi.fr/mocambique/20150720-em-mocambique-recrutamento-de-mao-de-obra-estrangeira-sob-vigilancia

Nigéria

Nigéria: Presidente Buhari recebido por Obama na Casa Branca

Washington – O presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, foi nesta segunda-feira recebido na Casa Branca pelo seu homólogo americano, Barack Obama, num gesto de apoio após a recente eleição do líder nigeriano e a primeira passagem de poder democrático no país africano.

O encontro marca o início de uma semana diplomática consagrada à África por Barack Obama, que visitará o Quénia e a Etiópia.

Ao receber Muhammadu Buhari na Sala oval da Casa Branca, o presidente americano sublinhou o grande interesse prestado ao país mais populoso de África e o maior produtor de petróleo do continente.

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2015/6/30/Nigeria-Presidente-Buhari-recebido-por-Obama-Casa-Branca,f92782cb-96dc-4780-8c50-7d8761c715f6.html

Ministério Público da Guiné-Bissau insurge-se contra Governo e PAIGC

O Ministério Público da Guiné-Bissau insurgiu-se nesta segunda-feira, 20, contra os comunicados do Governo e do PAIGC, partido no poder, emitidos na semana passada, segundo os quais, os membros do Executivo sob investigação criminal pela Procuradoria-geral da República estão a ser alvos de perseguição.

Aliás, foi nesta perspectiva que o Executivo guineense requereu na Assembleia Nacional Popular um debate de urgência sobre o Estado da Justiça.

http://www.voaportugues.com/content/ministerio-publico-da-guine-bissau-insurge-se-contra-o-governo-e-paigc/2870651.html

Cabo Verde

Cabo-Verde: Missão da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos trabalha no país

Praia – Uma missão da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos encontra-se em Cabo Verde para receber informações e conhecer a experiência do país nesta matéria, apurou a PANA segunda-feira na cidade da Praia de fonte segura.

-Em declarações à agência cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), a comissária africana dos Direitos Humanos, Soyata Maiga, disse ter solicitado esta visita “porque Cabo Verde é um país onde não existe discriminação na lei entre homens e mulheres, e onde a participação da mulher é satisfatória”.

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2015/6/30/Cabo-Verde-Missao-Comissao-Africana-dos-Direitos-Humanos-dos-Povos-trabalha-pais,85e1f407-fe1c-4559-93da-45a3768fe17a.html

São Tomé e Príncipe

Bélgica vai instalar sistema de telecomunicação marítima em São Tomé e Príncipe

A Bélgica vai instalar em São Tomé e Príncipe um sistema de telecomunicação marítima que permite às embarcações em perigo na Zona Económica Exclusiva (ZEE) enviar um sinal SOS, disse hoje o embaixador belga na capital são-tomense.

http://www.noticiasaominuto.com/mundo/423992/belgica-vai-instalar-sistema-de-telecomunicacao-maritima-em-sao-tome-e-principe

Ruanda

Rwanda: Parlamentares iniciam consultas para um eventual terceiro mandato de Kagame

Kigali – Os parlamentares rwandeses começaram, nesta segunda-feira, a efectuar consultas públicas em todo o país a fim de elaborar uma reforma constitucional que irá permitir ao presidente Paul Kagame concorrer para um terceiro mandato em 2017, soube à AFP de fonte oficial.

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2015/6/30/Rwanda-Parlamentares-iniciam-consultas-para-eventual-terceiro-mandato-Kagame,cdd47857-f27c-4471-92d2-67a026fe62e5.html

Cerca de mil pessoas fogem do Burundi diariamente, diz ONG

Cerca de mil pessoas fogem diariamente do Burundi, palco desde abril de intensos distúrbios, para refugiar-se na Tanzânia, informou nesta segunda-feira (20) em um comunicado a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

“Todos os dias até 1.000 pessoas cruzam a fronteira, pela floresta, entre o Burundi e a Tanzânia, muitos viajam no escuro, a pé e sem mantimentos”, indica MSF, sem especificar há quanto tempo registra os fluxos de refugiados.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/cerca-de-mil-pessoas-fogem-do-burundi-diariamente-diz-ong.html

Burundi prepara-se para a eleição presidencial

O presidente Pierre Nkurunziza na celebrações do 53° aniversário da independência do Burundi, em Bujumbura a 1 de Julho.

O presidente Pierre Nkurunziza na celebrações do 53° aniversário da independência do Burundi, em Bujumbura a 1 de Julho.

No Burundi cerca de 3,8 milhões de burundeses vão votar para escolher o presidente da República. Um escrutínio contestado pela oposição e pela sociedade civil que julgam esta eleição anti-constitucional.

O actual presidente Pierre Nkurunziza candidata-se amanhã a um terceiro mandato no Burundi, um país em plena críse política.

Uma crise que tentou resolver o presidente ugandês Yoweri Museveni, com o apoio do seu ministro da Defesa, Crispus Kiyonga, emissários mandatados pela comunidade do Leste-Africano.

http://www.portugues.rfi.fr/africa/20150720-burundi-prepara-se-para-eleicao-presidencial

Governo do Burundi suspende diálogo com a oposição antes das eleições

Bujumbura, 20 jul (EFE).- O governo do Burundi suspendeu o diálogo com as forças da oposição após quatro dias de negociações infrutíferas nas quais o mediador ugandense, o ministro da Defesa, Chrispus Kiyonga, não conseguiu que ambas as partes aproximassem posturas. O fim do diálogo, que foi instituído ontem após o não comparecimento dos representantes do presidente do país, Pierre Nkurunziza, e confirmado na manhã desta segunda-feira, representa um duro revés para a comunidade internacional, que acreditava que conseguiria um acordo antes das eleições presidenciais de amanhã. O ministro do Interior e um dos homens de confiança de Nkurunziza, Edouard Nduwimana, culpou a oposição pelo fracasso das conversas e garantiu que é “incoerente continuar com o diálogo quando certas partes parecem ter outros objetivos”. Nduwimana fazia referência a um comunicado, assinado por vários líderes da oposição que estavam representados nas negociações, no qual se pedia a criação de um conselho nacional para o respeito dos Acordos de Arusha, o que em essência significa pedir a retirada da candidatura de Nkurunziza.

http://noticias.r7.com/internacional/governo-do-burundi-suspende-dialogo-com-a-oposicao-antes-das-eleicoes-20072015

Senegal

Senegal: Hissène Habré comparece na sala de julgamento em Dakar

Dakar – O antigo presidente tchadiano, Hissène Habré, compareceu nesta segunda-feira, por volta de 10 horas locais (TMG), na abertura do seu julgamento na sala de audiência do Palácio da Justiça de Dakar, no Senegal, constatou a PANA no local.

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2015/6/30/Senegal-Hissene-Habre-comparece-sala-julgamento-Dakar,18c48406-9b8f-4b2c-a08f-3781b7ff7907.html

Africa do Sul

FAO pede 20 milhões de dólares contra gripe das aves na África ocidental

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) pediu hoje 20 milhões de dólares (18,5 milhões de euros) para combater os focos de crise da gripe das aves (H5N1) na África ocidental.

O apelo surgiu depois de registada a presença do vírus H5N1 nas criações de aves, mercados e explorações familiares na Nigéria, Burkina Faso, Niger, Costa do Marfim e Gana, indica em comunicado a agência da ONU com sede em Roma.

http://www.sapo.pt/noticias/fao-pede-20-milhoes-de-dolares-contra-gripe_55acd9a3c48e204f71a782e8

Chade

Tchad: Julgamento do ex-presidente tchadiano marca viragem da justiça em África

Genebra – O julgamento do antigo presidente do Tchad, Hissène Habré, num tribunal especial no Senegal marca “uma viragem da justiça em África”, considerou nesta segunda-feira, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (HCDH), Zeid Ra’ad Al Hussein.

Este julgamento “perante as Câmaras Extraordinárias africanas” só foi possível “graças às vítimas e a sua incansável e notável petição à justiça e ao estabelecimento das responsabilidades pelas graves violações dos direitos humanos cometidos durante os oito anos de governação de Habré”, afirma Zeid num comunicado do HCDH.

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2015/6/30/Tchad-Julgamento-presidente-tchadiano-marca-viragem-justica-Africa,1d67eac6-b4a0-41b9-99c1-42575787a178.html

África: Enviado especial dos Estados Unidos inicia périplo pelos Grandes Lagos

Washington – O enviado especial dos Estados Unidos para a Região dos Grandes Lagos, Thomas Perriello, iniciou no domingo um périplo por África no quadro de uma viagem que o conduzirá igualmente a França e ao Reino Unido, anunciou o Departamento de Estado norte-americano.

Sobre Ivair Augusto Alves dos Santos

Professor doutor, escreve para o portal Mundo Negro e pai de cinco filhos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

O Observatório

Este observatório é uma iniciativa do Grupo de Estudos Africanos vinculado ao Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (GEA/IREL-UnB), que busca refletir sobre a vida política, social e econômica da África contemporânea, com destaque para sua inserção internacional. Preocupando-se com o continente marcado pela diversidade, o Grupo de Estudos Africanos, por meio do Observatório, propõe um olhar crítico e compreensivo sobre temas africanos, em suas mais diversas dimensões.